Refugiados ou imigrantes? A discussão sobre os termos para descrever a crise

Parece pouco, mas discutir e debater se são refugiados ou imigrantes, abre portas e cenários muito complexos para a UE.

Muito interessante a matéria na Folha de SP:

“Dia após dia percorrem o mundo imagens de pais chegando às costas da Europa, exaustos e encharcados e segurando seus filhos apáticos e exauridos.
O fato de estarem desesperados e vulneráveis depois de uma travessia agoniante do Mediterrâneo em embarcações decrépitas ou superlotadas é inquestionável.”
KARL RITTER
DA ASSOCIATED PRESS, EM ESTOCOLMO (SUÉCIA)

Leia materia completa em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/08/1674827-refugiados-ou-imigrantes-a-discussao-sobre-os-termos-para-descrever-a-crise.shtml

About Luiz A. Rolim de Moura

Administrador de Empresas com Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC Brasil e pós graduações em Adm Empresas, Turismo e Gestão de Pessoas. Experiencia em gestão de projetos e atividades de cooperação empresarial, desenvolvimento de metodologias de integração produtiva e institucional, dialogo publico/privado na America Latina e junto a cooperação Européia descentralizada. É docente a nível superior em pós graduação, com experiencia em coordenação de cursos superiores e docência em graduação de Engenharia Ambiental, Turismo, Hotelaria e Administração. Foi gestor de instituições do terceiro setor, sendo ex-presidente de sindicato patronal de hotéis, bares e similares de Foz do Iguaçu, associações empresariais (ABIH PR) e de representação profissional. Atuou como gestor público, com atuações como Presidente do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, Diretor de Marketing do Órgão Oficial de Turismo de Foz do Iguaçu e Secretário de Industria de Comércio de Foz do Iguaçu PR Brasil.