Sistema Galileo, semelhante ao GPS, é vitória europeia na Terra e no céu

Na última quinta-feira (15), a União Europeia (UE) alcançou uma grande vitória: Galileo começou a operar. Sistema de geolocalização similar ao GPS americano ou, numa escala mais modesta, ao sistema de navegação russo Glonass, ao chinês Beidou e ao indiano IRNSS, que começará a funcionar numa escala regional em 2017, Galileo atravessou muitas dificuldades antes de se instalar no espaço. Além de várias outras vantagens, Galileo tem uma precisão dez vezes melhor que o GPS no solo, ou seja, menos de um metro contra dez metros.

Desde o lançamento do projeto, em 1999, os Estados Unidos começaram a questionar a iniciativa. Depois do atentado de 11 de setembro de 2001, as pressões americanas aumentaram. Em dezembro do mesmo ano, o então vice-ministro da Defesa dos Estados Unidos, Paulo Wolfowitz, enviou uma mensagem aos ministros de Defesa da UE externando “preocupações” sobre as interferências que Galileo poderia ter sobre o GPS militar americano (que é criptografado) no caso de operações militares da Otan.

Leia matéria completa/Fonte: Sistema Galileo, semelhante ao GPS, é vitória europeia na Terra e no céu – Blogs – UOL Notícias

About Luiz A. Rolim de Moura

Administrador de Empresas com Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC Brasil e pós graduações em Adm Empresas, Turismo e Gestão de Pessoas. Experiencia em gestão de projetos e atividades de cooperação empresarial, desenvolvimento de metodologias de integração produtiva e institucional, dialogo publico/privado na America Latina e junto a cooperação Européia descentralizada. É docente a nível superior em pós graduação, com experiencia em coordenação de cursos superiores e docência em graduação de Engenharia Ambiental, Turismo, Hotelaria e Administração. Foi gestor de instituições do terceiro setor, sendo ex-presidente de sindicato patronal de hotéis, bares e similares de Foz do Iguaçu, associações empresariais (ABIH PR) e de representação profissional. Atuou como gestor público, com atuações como Presidente do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, Diretor de Marketing do Órgão Oficial de Turismo de Foz do Iguaçu e Secretário de Industria de Comércio de Foz do Iguaçu PR Brasil.